domingo, 29 de dezembro de 2013

sábado, 28 de dezembro de 2013

O artista tem que ser como os guerreiros. tem de estar determinados e ter energia para conquistar não so novos territorios mas tb eles mesmos e suas fraquezas. Não importa o trabalho que se faz como artista, o mias importante é o estado mental com que voce o realiza. e performance é uma questao de estado mental.

Marina Abramovic

Para Nietzsche a verdade é: “Um batalhão móvel de metáforas, metonímias, antropomorfismos, enfim, uma soma de relações humanas, que foram enfatizadas poética e retoricamente, transpostas, enfeitadas, e que, após longo uso, parecem a um povo sólidas, canônicas e obrigatórias: verdades são ilusões, das quais se esqueceu que o são.”
Sintetizando, Nietzsche ao colocar em questão o valor dos valores, procura demonstrar que a pretensa universalidade dos valores da tradição socrático-cristã não passam de uma construção histórica cujos frutos são nocivos à vida. A transvaloração de todos os valores é, finalmente, a coragem de erigir novos e humanos valores, voltados para o florescimento e intensificação da vida humana.

domingo, 22 de dezembro de 2013

"Estamos nos despedindo do grande cinema. Cada vez mais, os filmes são falsos, guiados pelo dinheiro. Cada vez menos encontra-se aquilo que é a essência de uma grande obra de arte: a transcendência, a habilidade de ela mudar sua forma de olhar. Sou de uma época em que cinema era película. O que a luz gravava era eterno, era o retrato de um instante."
Liv Ullmann
"Olhe para vc mesmo.
vc é vc mesmo, ainda assim nao o é.
A premissa ideal para um encontro amoroso"

A hora do Lobo, 1968
de Ingmar Bergman
 Vargtimmen só não é a grande obra-prima de Bergman 


porque um dia fez Persona.

sábado, 21 de dezembro de 2013

'Só o acaso pode nos parecer uma mensagem. Aquilo que acontece por necessidade, aquilo que é esperado e se repete cotidianamente é coisa muda apenas. Somente o acaso tem voz. Tenta-se ler no acaso como as ciganas lêem no fundo de uma xícara os desenhos deixados pela borra do café.
O acaso tem seus sortilégios, a necessidade não. Para que um amor seja inesquecível, é preciso que os acasos se encontrem nele desde o primeiro instante como os pássaros nos ombros de São Francisco de Assis.'

KUNDERA, Milan. A insustentável leveza do ser. Pág 51/52.

quarta-feira, 18 de dezembro de 2013


Como dizia o poeta
Quem já passou por essa vida e não viveu
Pode ser mais, mas sabe menos do que eu…
Porque a vida só se dá pra quem se deu
Pra quem amou, pra quem chorou, pra quem sofreu.
Ah, quem nunca curtiu uma paixão nunca vai ter nada, não
Não há mal pior do que a descrença
Mesmo o amor que não compensa é melhor que a solidão.
Abre os teus braços, meu irmão, deixa cair
Pra que somar se a gente pode dividir…
Eu francamente já não quero nem saber
De quem não vai porque tem medo de sofrer
Ai de quem não rasga o coração, esse não vai ter perdão
Quem nunca curtiu uma paixão, nunca vai ter nada, não.
Vincius Lindo de Moares

segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

'quando capazes de atacar,devemos parecer incapazes; ao usarmos nossas forças, devemos parecer inativos;quando estivermos próximos, devemos fazer com que nossos inimigos acreditem que estamos bem distantes; quando estivermos distantes,devemos fazê-los crer que estamos próximos...'

sábado, 7 de dezembro de 2013


Ab imo pectore
Do fundo do meu coração

  • "Quanto sangue e quanto horror há no fundo de todas as 'coisas boas'."
Dolce vendetta

sábado, 30 de novembro de 2013

Eu te zoava pela risada que parecia uma tosse e agora me pego, sem querer, rindo igual à você. Comecei também a falar essas tuas gírias bestonas sem perceber, estalar os dedos constantemente, escutar tuas músicas estranhas e perceber o som que o contrabaixo faz, como você me ensinou. Me vi pegando todas as suas manias e notei que tem tanto de você aqui, que nem chego mais a ser eu mesma, sou um pouco de você, um pouco de nós, um pouco de tudo que nos cerca.
‎Como é engraçado!… Eu nunca tinha reparado como é curioso um laço. Uma fita dando voltas? Se enrosca, mas não se embola. Vira, revira, circula e pronto: está dado o laço. É assim que é o abraço: coração com coração, tudo isso cercado de braço. É assim que é o laço: um abraço no presente, no cabelo, no vestido, em qualquer lugar onde o faço.E quando puxo uma ponta, o que é que acontece? Vai escorregando devagarzinho, desmancha, desfaz o abraço.Solta o presente, o cabelo, fica solto no vestido.E, na fita, que curioso, não faltou nem um pedaço. Ah! Então, é assim o amor, a amizade. Tudo que é sentimento? Como um pedaço de fita? Enrosca, segura um pouquinho, mas pode se desfazer a qualquer hora, deixando livre as duas bandas do laço. Por isso é que se diz: laço afetivo, laço de amizade. E quando alguém briga, então se diz - romperam-se os laços. E saem as duas partes, igual aos pedaços de fita, sem perder nenhum pedaço. Então o amor é isso… Não prende, não escraviza, não aperta, não sufoca. Porque, quando vira nó, já deixou de ser um laço.
Mário Quintana.   
É loucura odiar todas as rosas porque uma te espetou. Entregar todos os teus sonhos porque um deles não se realizou, perder a fé em todas as orações porque em uma não foi atendido, desistir de todos os esforços porque um deles fracassou. É loucura condenar todas as amizades porque uma te traiu, descrer de todo amor porque um deles foi infiel. É loucura jogar fora todas as chances de ser feliz porque uma tentativa não deu certo. Espero que na tua caminhada não cometa essas loucuras. Lembrando que sempre há uma outra chance, uma outra amizade, um outro amor, uma nova força. Para todo fim um recomeço.
O Pequeno Príncipe.  
Mas agora, de longe, se desse pra te ter por minutos, eu seria muito feliz. Porque de todas as coisas do mundo, eu só queria olhar pra você.

sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Darryl Hanah
Manifesto sobre a vida do artista
Marina Abramovic
1 a conduta de vida do artista:
- o artista nunca deve mentir a si próprio ou aos outros
- o artista não deve roubar idéias de outros artistas
- os artistas não devem comprometer seu próprio nome ou comprometer-se com o mercado de arte
- o artista não deve matar outros seres humanos
- os artistas não devem se transformar em ídolos
- os artistas não devem se transformar em ídolos
- os artistas não devem se transformar em ídolos
2 a relação entre o artista e sua vida amorosa:
- o artista deve evitar se apaixonar por outro artista
- o artista deve evitar se apaixonar por outro artista
- o artista deve evitar se apaixonar por outro artista
3 a relação entre o artista e o erotismo:
- o artista deve ter uma visão erótica do mundo
- o artista deve ter erotismo
- o artista deve ter erotismo
- o artista deve ter erotismo
4 a relação entre o artista e o sofrimento:
- o artista deve sofrer
- o sofrimento cria as melhores obras
- o sofrimento traz transformação
- o sofrimento leva o artista a transcender seu espírito
- o sofrimento leva o artista a transcender seu espírito
- o sofrimento leva o artista a transcender seu espírito
5 a relação entre o artista e a depressão:
- o artista nunca deve estar deprimido
- a depressão é uma doença e deve ser curada
- a depressão não é produtiva para os artistas
- a depressão não é produtiva para os artistas
- a depressão não é produtiva para os artistas
6 a relação entre o artista e o suicídio:
- o suicídio é um crime contra a vida
- o artista não deve cometer suicídio
- o artista não deve cometer suicídio
- o artista não deve cometer suicídio
7 a relação entre o artista e a inspiração:
- os artistas devem procurar a inspiração no seu âmago
- Quanto mais se aprofundarem em seu âmago, mais universais serão
- o artista é um universo
- o artista é um universo
- o artista é um universo
8 a relação entre o artista e o autocontrole:
- o artista não deve ter autocontrole em sua vida
- o artista deve ter autocontrole total com relação à sua obra
- o artista não deve ter autocontrole em sua vida
- o artista deve ter autocontrole total com relação à sua obra
9 a relação entre o artista e a transparência:
- o artista deve doar e receber ao mesmo tempo
- transparência significa receptividade
- transparência significa doar
- transparência significa receber
- transparência significa receptividade
- transparência significa doar
- transparência significa receber
- transparência significa receptividade
- transparência significa doar
- transparência significa receber
10 a relação entre o artista e os símbolos:
- o artista cria seus próprios símbolos
- os símbolos são a língua do artista
- e a língua tem que ser traduzida
- Às vezes, é difícil encontrar a chave
- Às vezes, é difícil encontrar a chave
- Às vezes, é difícil encontrar a chave
11 a relação entre o artista e o silêncio:
- o artista deve compreender o silêncio
- o artista deve criar um espaço para que o silêncio adentre sua obra
- o silêncio é como uma ilha no meio de um oceano turbulento
- o silêncio é como uma ilha no meio de um oceano turbulento
- o silêncio é como uma ilha no meio de um oceano turbulento
12 a relação entre o artista e a solidão:
- o artista deve reservar para si longos períodos de solidão
- a solidão é extremamente importante
- Longe de casa
- Longe do ateliê
- Longe da família
- Longe dos amigos
- o artista deve passar longos períodos de tempo perto de cachoeiras
- o artista deve passar longos períodos de tempo perto de vulcões em erupção
- o artista deve passar longos períodos de tempo olhando as corredeiras dos rios
- o artista deve passar longos períodos de tempo contemplando a linha do horizonte onde o oceano e o céu se encontram
- o artista deve passar longos períodos de tempo admirando as estrelas
no céu da noite
13 a conduta do artista com relação ao trabalho:
- o artista deve evitar ir para seu ateliê todos os dias
- o artista não deve considerar seu horário de trabalho como o de funcionário de um banco
- o artista deve explorar a vida, e trabalhar apenas quando uma idéia se revela no sonho, ou durante o dia, como uma visão que irrompe como uma surpresa
- o artista não deve se repetir
- o artista não deve produzir em demasia
- o artista deve evitar poluir sua própria arte
- o artista deve evitar poluir sua própria arte
- o artista deve evitar poluir sua própria arte
14 as posses do artista:
- os monges budistas entendem que o ideal na vida é possuir nove objetos:
1 roupão para o verão
1 roupão para o inverno
1 par de sapatos
1 pequena tigela para pedir alimentos
1 tela de proteção contra insetos
1 livro de orações
1 guarda-chuva
1 colchonete para dormir
1 par de óculos se necessário
- o artista deve tomar sua própria decisão sobre os objetos pessoais que deve ter
- o artista deve, cada vez mais, ter menos
- o artista deve, cada vez mais, ter menos
- o artista deve, cada vez mais, ter menos
15 a lista de amigos do artista:
- o artista deve ter amigos que elevem seu estado de espírito
- o artista deve ter amigos que elevem seu estado de espírito
- o artista deve ter amigos que elevem seu estado de espírito
16 os inimigos do artista:
- os inimigos são muito importantes
- o Dalai Lama afirmou que é fácil ter compaixão pelos amigos; porém, muito mais difícil é ter compaixão pelos inimigos
- o artista deve aprender a perdoar
- o artista deve aprender a perdoar
- o artista deve aprender a perdoar
17 a morte e seus diferentes contextos:
- o artista deve ter consciência de sua mortalidade
- Para o artista, como viver é tão importante quanto como morrer
- o artista deve encontrar nos símbolos da sua obra os sinais dos diferentes contextos da morte
- o artista deve morrer conscientemente e sem medo
- o artista deve morrer conscientemente e sem medo
- o artista deve morrer conscientemente e sem medo
18 o funeral e seus diferentes contextos:
- o artista deve deixar instruções para seu próprio funeral, para que tudo seja feito segundo sua vontade
- o funeral é a última obra de arte do artista antes de sua partida
- o funeral é a última obra de arte do artista antes de sua partida
- o funeral é a última obra de arte do artista antes de sua partida
“Posso dar um exemplo muito simples: pegue uma porta e abra ela constantemente, sem entrar ou sair. Se você faz isso por três, cinco minutos, isso não é nada. Mas se você faz isso por três horas, essa porta não é mais uma porta, ela é um espaço, o Cosmos, se transforma em outra coisa, é transcendente. Em todas as culturas arcaicas, rituais e cerimônias eram repetidas sempre da mesma forma e existe um tipo de energia que fica alocada nessa repetição que afeta também o público. Isso só se consegue em performances de longa duração.”

segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Que desencontro nenhum, seja capaz de modificar nossos caminhos.
“Matar não quer dizer a gente pegar o revólver de Buck Jones e fazer bum! Não é isso. A gente mata no coração. Vai deixando de querer bem. E um dia a pessoa morreu.”

(Meu Pé de Laranja Lima)

terça-feira, 22 de outubro de 2013

“Ando meio fatigado de procuras inúteis e sedes afetivas insaciáveis.”
(Caio Fernando Abreu)

segunda-feira, 21 de outubro de 2013

“Ando meio fatigado de procuras inúteis e sedes afetivas insaciáveis.”
(Caio Fernando Abreu)
Vocês não sabem o que têm nas mãos
Tocam os seios sem saber que no meio bate um coração,
beijam bocas sem ouvir o que elas têm a dizer,
fixam os olhos sem perceber que por trás há uma mente inquieta.
São milhares de pensamentos e sentimentos que pulsam e se confundem,
vocês deviam fazer mais que apenas assistir.
Tenho pena dos que não se arriscam,
dos que não pulam e gostam do morno,
dos que se conformam com piscinas rasas e vidas rasas também.
Tenho pena dos que vão embora cedo, dos que só viajam até a esquina,
dos que pensam mil vezes antes de falar.
Vocês não sabem o que têm nas mãos.
E perdem amores por apostas,
perdem companhia por desinformação e cumplicidade por medo.
Perdem tempo. O meu e o de vocês.
Todas as cartas de amor que hoje repousam em alguma gaveta velha e as que não foram nem escritas pelo medo da resposta. As rasgadas, queimadas, manchadas de água dos olhos ou caneta ruim. Todos os sentimentos ridículos que só são ridículos pelo tamanho da verdade, pela vontade de dizer sem motivo e mil vezes. Todas as ressacas desnecessárias das noites vazias, que seriam tão facilmente evitadas, que por pouco não são preenchidas de romance e música. Todas as palavras certas da pessoa errada e todas as pessoas erradas que insistem em tentar me fazer feliz quando são incapazes por natureza. Os risos forçados que geram lágrimas no travesseiro, as danças vazias que geram um vazio ainda maior. Os finais de semana que doem o resto dos dias. A mentira que preenche de ar o que devia ser companhia. A amargura que cresce rancor por coisas pequenas e afáveis dos que são capazes da felicidade.

É por isso e talvez por mais algumas coisas que não tem nada aqui dentro. Porque todo o sentimento que faz bem só existe pros outros, pros bonitos, pros inocentes, pros que se deixam levar e são felizes desse jeito. Eu não. Sou artista, sou mentira, sou intensidade. Não consigo aceitar pouco. Tem gente que vive de jogos porque rebaixa o amor à adrenalina, porque acha que o pressuposto dos relacionamentos é sofrer. Eu não sou assim. Não gosto de solidão a dois.

Eu tenho tentado, inutilmente, ser melhor. Me perdi no caminho e não posso voltar ao que era, tampouco posso parar de seguir em frente. Então deve haver uma maneira de evoluir sem perder o direito de sentir. Crescer sem perder a esperança nas pessoas. E aprender isso sozinha é triste: torna todo o resultado inútil.
Nossas vidas não nos pertencem.
Do útero ao túmulo estamos ligados aos outros.
Passado e presente.
E por cada crime e bondade renasce o nosso futuro.
(Cloud Atlas)

quarta-feira, 16 de outubro de 2013

um poema que fizeram pra mim
Iruska
A minha amiga me seduziu Queimou o meu amor platônico Esquentou a minha alma E clareou a minha vida. Sem nunca ter a visto Sem nunca ter a tocado Sem nunca ter a conhecido. A minha amiga é uma princesa Conquistou a minha confiança Ganhou a minha amizade E agora vive no meu coração. Sem nunca ter a escutado Sem nunca ter a abraçado Sem nunca ter a beijado. A minha amiga clareou a minha alma Seu calor me aquece Sua luz é chamejante E a sua beleza é infinita. Sem nunca pedir nada em troca Sem nunca querer nada em troca Sem nunca sequer ter me visto também.
Com carinho, pra minha amiga Iruskinha!!!

domingo, 6 de outubro de 2013

"Posso viver sem a grande maioria das pessoas. Elas não me completam, me esvaziam."
Morrerei de um câncer na coluna vertebral
Será numa noite horrível
Clara, quente, perfumada, sensual
Morrerei de um apodrecimento
De certas células pouco conhecidas
Morrerei de uma perna arrancada
Por um rato gigante surgido de um buraco gigante
Morrerei de cem cortes
O céu terá desabado sobre mim
Estilhaçando-se como um vidro espesso
Morrerei de uma explosão de voz
Perfurando minhas orelhas
Morrerei de feridas silenciosas
Inflingidas às duas da madrugada
Por assassinos indecisos e calvos
Morrerei sem perceber
Que morro, morrerei
Sepultado sob as ruínas secas
De mil metros de algodão tombado
Morrerei afogado em óleo de cárter
Espezinhado por imbecis indiferentes
E, logo a seguir, por imbecis diferentes
Morrerei nu, ou vestido com tecido vermelho
Ou costurado num saco com lâminas de barbear
Morrerei, quem sabe, sem me importar
Com o esmalte nos dedos do pé
E com as mãos cheias de lágrimas
E com as mãos cheias de lágrimas
Morrerei quando descolarem
Minhas pálpebras sob um sol raivoso
Quando me disserem lentamente
Maldades ao ouvido
Morrerei de ver torturarem crianças
E homens pasmos e pálidos
Morrerei roído vivo
Por vermes, morrerei com as
Mãos amarradas sob uma cascata
Morrerei queimado num incêndio triste
Morrerei um pouco, muito,
Sem paixão, mas com interesse
E quando tudo tiver acabado
Morrerei.

Boris Vian

segunda-feira, 30 de setembro de 2013

”(…) Eu sou da teoria que precisamos de alguém que já venha inteiro. Porque a pessoa que vem inteira sabe respeitar espaços, a pessoa que se sente completa aceita que você não é igual, e principalmente, a pessoa que aprendeu a totalidade sozinha sabe que dividir algo com você não implica em nenhuma perda para ela. Acredito que a troca no relacionamento só é completa quando cada um é inteiramente proprietário das suas ações. E que não é a metade da laranja que faz você ser completo, mas as lições que você aprende durante sua incompletude. Essas sim serão imprescindíveis e farão você dividir completamente tudo que existe dentro de você.”
(Fernanda Gaona)
"O pior cárcere não é o que aprisiona o corpo, mas o que asfixia a mente e algema a emoção. Deus nos fez para a liberdade. Ser livre é não ser escravo das culpas do passado nem das preocupações do amanhã. Ser livre é ter tempo para as coisas que se ama. É abraçar, se entregar, sonhar, recomeçar tudo de novo. É desenvolver a arte de pensar e proteger a emoção. Mas, acima de tudo, ser livre é ter um caso de amor com a própria existência."

(A. Cury)

"A maior solidão é a do ser que não ama. A maior solidão é a dor do ser
que se ausenta, que se defende, que se fecha, que se recusa a participar
da vida humana". (Vinícius de Moraes)
Dois alunos da aula de culinária de certo restaurante, Isabelle e Tom, se encontram por acaso em um dia de funcionamento normal do estabelecimento, sentam juntos por falta de mesas livres, então em meio à conversa:

- Estive pensando – comentou Isabelle, contemplativa, enquanto comia a sobremesa – se não seria uma bobagem criar novas lembranças quando você já sabe que vai perdê-las.
- E mesmo assim aqui está você, fazendo um curso de culinária – observou Tom.
- Bem, ao que parece, não hoje – assinalou Isabelle com ironia.
Tom sorriu.
Os dois continuaram comendo, calados e descontraídos, deliciando-se com a torta de limão cremosa à sua frente.
Depois de algum tempo, Isabelle voltou a falar.
- Estou começando a achar que talvez as lembranças sejam como esta sobremesa. Eu a como e ela se torna parte de mim, independentemente do fato de eu me lembrar dela mais tarde ou não.
- Conheci uma pessoa que dizia alguma parecida com isso – disse Tom.
- É por isso que você parece sempre tão triste? – perguntou Isabelle, e só então notou a expressão no rosto dele. Desculpe. Minha educação está indo embora junto com as minhas lembranças.
Tom balançou a cabeça devagar.
- Não há nenhum problema com a sua educação, e a sua mente é bastante afiada. – Ele soprou a superfície do café e tomou um gole. – Minha mulher. Ela morreu há pouco mais de um ano. Ela também era chef, e sempre dizia isso sobre a comida. Eu tento acreditar, mas era mais fácil quando ela estava viva e preparava a comida.
- Ah... – Isabelle encarou Tom, pensativa. – Então não somos tão diferentes.
- Como assim?
- Nós dois temos um passado ao qual não conseguimos nos agarrar.
- Acho que tem razão.
Tom ficou olhando para ela como quem ainda espera algo mais.
- Eu conheci um escultor – disse Isabelle meneando a cabeça. – Ele dizia que, se você prestasse atenção, podia ver em que parte do corpo cada pessoa carregava a sua alma. Parece loucura, mas, quando você via as esculturas dele, fazia sentido. Acho que o mesmo vale para as pessoas que amamos – explicou ela. – Nosso corpo carrega lembranças dessas pessoas, nos músculos, na pele, nos ossos. Meus filhos estão bem aqui – ela apontou para a curva interna do cotovelo -, onde eu os segurava quando eram bebês. Mesmo que chegue um momento em que eu não saiba mais quem eles são, acho que ainda vou senti-los aqui.
Depois de alguns instantes, ela perguntou a Tom.
- Onde você carrega sua mulher?
Tom olhou para Isabelle com os olhos marejados. Levou a mão direita à lateral do próprio rosto, depois afastou-a e ajustou um pouco a posição.
- Esta é a linha do maxilar dela – disse baixinho, correndo com o indicador esquerdo a meia-lua na base da mão, depois subindo até a curva superior onde a mão e os dedos se encontravam. – E aqui fica a maçã do rosto.

[Escola dos Sabores – Erica Bauermeister]
"Que o passado para ele não existe e que o tempo nunca passa para ele. Por não ter memória, Peter vive tudo como se fosse pela primeira vez, sempre com a mesma idade. Tudo é sempre um grande início, uma aventura inaugural. Mas a verdade é que Peter nunca consegue ganhar experiência, não muda, não se transforma."

(Peter Pan - J.M. Barrie - apresentação de Flávia Lins e Silva)

quarta-feira, 18 de setembro de 2013

 Essa forma pobre de se posicionar é digna de pessoas do seu nível. Pedro fernandes. Rsrsrs Agora entendo a tamanha ignorância e superficialidade de sua colocação no 1 º tópico.


escalllllllllldeeee

sexta-feira, 13 de setembro de 2013

"A verdade é que eu nunca enganei ninguém. Eu deixei as pessoas se enganarem. Elas nem se incomodavam em tentar descobrir o que e quem eu era. No lugar, elas inventavam um personagem de mim. Eu não discutiria com elas. Elas obviamente estavam amando alguém que não era eu."
(Marilyn Monroe)

segunda-feira, 9 de setembro de 2013

"Eu poderia permanecer assim, só te olhando, sem dizer uma só palavra. Para sempre! E sim, eu seria feliz desse jeito."

quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Espero que com o passar do tempo eu esqueça o tempo que passei com vc.


frase do dia: antes só do que mal apaixonado


Qd eu nao tava legal te procurava pra ficar bem, mas se eu n to legal por sua causa, procuro quem?


A pior discussão que tive, foi com seu silêncio.
 
Tenho frases guardadas, que fiquei de dizer quando houvesse sentido.
 

segunda-feira, 17 de junho de 2013

“Nesse mundo de escolhas, eu só tenho algumas:
Ou você vem comigo ou eu vou com você”
(Finally Found You)

quinta-feira, 13 de junho de 2013

Tudo é vibração Você é vibração Alguém que vibre exatamente na mesma frequência que você é uma twin flame! Apesar de ser bastante difícil que um homem e uma mulher twin flames se encontrem no mesmo planeta, tempo e espaço, cada vez mais estes encontros têm acontecido, em função da aceleração da espiritualidade e sincronicidade Permita-se vibrar na frequência da sua essência eterna e divina, e prepare-se para receber na sua vida seu equivalente Tudo é amor, tudo é energia Você é energia Você é amor
“Passei a vida te esperando, entende? Quando eu te escondo o jogo, quando eu te trato mal, é tudo medo, é tudo medo do amor.”
(Cazuza)
“Três regras: não prometa nada quando estiver feliz; não responda nada quando estiver irritada; não decida nada quando estiver triste.”
(Tati Bernardi)
“A vida fica muito mais fácil se a gente sabe onde estão os beijos de que precisamos.”
 
(Mário Quintana)
 
- Quer ouvir uma história que mudou a minha vida?
- Sim.
- Era uma vez eu… aí encontrei vc.
 
“Se faltar calor, a gente esquenta
Se ficar pequeno, a gente aumenta
E se não for possível, a gente tenta”.
(Engenheiros do Hawaii)
 

Como é que se corta pela raiz se já deu flor? Tati Bernardi

terça-feira, 11 de junho de 2013

“Maria Clara tinha certeza que os dois não dariam certo.
-E Porque pensava assim? Ela afirmava que os dois eram diferentes.
-Mas não se monta um quebra cabeça com peças iguais.”
(Andy Campos)

Duas pessoas podem ser destinadas a ficarem juntas? Feitas uma para a outra? Almas gêmeas? Seria bom se fosse verdade… que todos temos alguém esperando por nós. Nós esperando por eles. Não sei se acredito.
Talvez eu acredite… nessa coisa de destino. Por que não acreditar? Sério.. Quem não quer mais romances em suas vidas? Talvez só dependa de nós fazer acontecer. Apareceremos e sermos o destino do outro. Pelo menos, desse jeito, você terá certeza… Se foram feitos um para o outro… ou não.”
(Grey’s Anatomy )
 
“ Acontece que nem tudo depende da gente. E essa é a grande porcaria.”
 
(Tati Bernardi)
 
“Dizem: “Que o tempo muda tudo”. Não é verdade. Fazer coisas é o que muda algo. Não fazer nada, deixa as coisas do jeito que eram.”
 
Se esperar por mim, eu voltarei pra você.
Ainda que eu tenha viajado tão longe,
Sempre guardarei um lugar pra você no meu coração.
Se pensar em mim,
Se sentir minha falta de vez em quando,
Então eu voltarei pra você.
(Tracy Chapman - The Promise)
 

quinta-feira, 6 de junho de 2013

“Escolher o dia. Apreciá-lo ao máximo. O dia como ele vem. As pessoas como elas vêm. O passado, eu acho, me ajudou a apreciar o presente, e eu não quero estragar nada disso por idealizar um futuro.”
(Audrey Hepburn)

“Virava pra lá e pra cá na cama. Estava impaciente… Até me sentei no escuro. Pensei: Não era uma posição o que eu procurava. Era você.”
(Caio Fernando Abreu)

'todo dia em qualquer lugar eu te encontro mesmo sem estar'  cazuza


Você é feliz?
- Quando tô com você, sim.

Eu já sei o que meus olhos vão querer quando eu te encontrar
Impedidos de te ver, vão querer chorar.
Um riso incontido perdido em algum lugar
Felicidade que transborda parece não querer parar.
(Biquini Cavadão - Quando eu te encontrar)

“Só que aí eu acabei mudando. E foi mudança aos poucos, porque até hoje me dou conta de coisas minhas que já não estão mais lá e, quem roubou, eu jamais vou saber. O sorriso mudou e a vontade de sorrir pra qualquer pessoa também, graças a Deus. Foi por sorrir tanto de graça que eu paguei tão caro por todas as coisas que me aconteceram.”

(Tati Bernardi)


segunda-feira, 3 de junho de 2013

“Eu me perguntei porque quando mais precisamos
de nós mesmos, geralmente mais nos faltamos.
Que estranha escolha é essa, que faz a gente alimentar
os abismos, quando mais precisa valorizar as próprias asas.”
 
(Ana Jácomo)
“Quando pessoas erradas saem da sua vida, coisas certas acontecem.”
(Caio Fernando Abreu)

“Uma linha invisível conecta os que estão destinados a se encontrar, apesar do tempo, do lugar, apesar das circunstâncias. O fio pode ser apertado ou enrolado, mas nunca rompido.”

“Era estranho que ninguém houvesse encontrado uma explicação para isso, mas por vezes a vida era assim, inexplicável.”
(Harlan Coben)
 

segunda-feira, 27 de maio de 2013

"Os covardes morrem várias vezes antes da sua morte, mas o homem corajoso experimenta a morte apenas uma vez."

William Shakespeare

quarta-feira, 22 de maio de 2013

Como se sente uma mulher




“Do you know what it feels like for a girl?
Do you know what it feels like in this world?”

Madonna
Aconteceu ontem. Saio do aeroporto. Em uma caminhada de dez metros, só vejo homens. Taxistas do lado de fora dos carros conversando. Funcionários com camisetas “posso ajudar?”. Um homem engravatado com sua malinha e celular na mão. Homens diversos, espalhados por dez metros de caminho. Ao andar esses dez metros, me sinto como uma gazela passeando por entre leões. Sou olhada por todos. Medida. Analisada. Meu corpo, minha bunda, meus peitos, meu cabelo, meu sapato, minha barriga. Estão todos olhando.
IMG_0001
Aconteceu quando eu tinha treze anos. Praticava um esporte quase todos os dias. Saía do centro de treinamento e andava cerca de duas quadras para o ponto de ônibus, às seis da tarde. Andava pela calçada quase vazia ao lado de uma grande rodovia. Dessas caminhadas, me recordo dos primeiros momentos memoráveis desta violência urbana. Carros que passavam mais devagar do meu lado e, lá de dentro, eu só ouvia uma voz masculina: “gostosa!”. Homens sozinhos que cruzavam a calçada, olhavam para trás e suspiravam: “que delícia.” Eu tinha treze anos. Usava calça comprida, tênis e camiseta.
Agora, multiplique isso por todos os dias da minha vida.
Sei que para homens é difícil entender como isso pode ser violência. Nós mesmas, mulheres, nos acostumamos e deixamos pra lá. Nós nos acostumamos para conseguir viver o dia a dia.
Esses dias, estava sentada na praia vendo o mar, e dele saiu uma moça. Passou por um rapaz que disse algo. Ela só saiu de perto e veio na minha direção. Dei boa noite, ela falou que a água estava uma delícia, e conversamos um pouco. Perguntei se o cara havia lhe falado alguma besteira. Ela disse, “falou, mas a gente tá tão acostumada, né?, começa a ignorar automaticamente”.
O privilégio é invisível. Para o homem, só é possível ver o privilégio se houver empatia. Tente imaginar um mundo onde, por cinco mil anos, todos os homens foram subjugados, violentados, assassinados, podados, controlados. Tente imaginar um mundo onde, por cinco mil anos, só mulheres foram cientistas, físicas, chefes de polícia, matemáticas, astronautas, médicas, advogadas, atrizes, generais. Tente imaginar um mundo onde, por cinco mil anos, nenhum representante do seu gênero esteve em destaque, na televisão, no teatro, no cinema, nas artes. Na escola, você aprende sobre a história feita pelas mulheres, a ciência feita pelas mulheres, o mundo feito pelas mulheres.
IMG_0009
No seu texto “Um teto todo seu”, Virgínia Woolf descreve por que seria impossível para uma hipotética irmã de Shakespeare escrever de forma genial como ele. Woolf diz:
“quando lemos sobre uma bruxa sendo queimada, uma mulher possuída por demônios, uma mulher sábia vendendo ervas… acho que estamos olhando para uma escritora perdida, uma poeta anulada.”
Desde o início do patriarcado, há cinco mil anos, as mulheres não tiveram liberdade suficiente para serem cientistas ou artistas. Woolf explica:
“liberdade intelectual depende de coisas materiais. … E mulheres foram sempre pobres, não por duzentos anos, somente, mas desde o início dos tempos.”
Esse argumento não serve somente para mulheres: negros, pobres e outras minorias não poderiam ser geniais poetas pois, para isso, é necessário liberdade material.
(Para uma análise mais completa, recomendo: “Um teto todo seu” de Virgínia Woolf: A produção intelectual e as condições materiais das mulheres.)
IMG_0004
Embora o mundo esteja em processo de mudança, ainda existem menores oportunidades e reconhecimento para mulheres e minorias exercerem qualquer ocupação intelectual. Leitores de uma página do facebook sobre ciências ainda supõem que o autor seja homem e comentaristas de televisão não consideram manifestações culturais que vêm da favela como cultura de verdade.
É verdade: hoje, a vida é muito melhor, principalmente para a mulher ocidental como eu. Mas, mesmo sendo uma mulher livre e bem-sucedida vivendo em uma metrópole ocidental, ainda sinto na pele as consequências destes cinco mil anos de opressão. E, se você quiser ver essa opressão, não precisa ir nos livros de história. É só ligar a televisão:
Rio de Janeiro, 2013. Um casal é sequestrado em uma van. As sequestradoras colocaram um strap-on sujo, fedido de merda e mofo, e estupraram o rapaz. Todas elas, uma a uma, enfiavam aquela pica enorme no cu do moço, sem camisinha e sem lubrificante. A namorada, coitada, tentou fazer algo mas foi presa e levou chutes e socos.
Ao ver esta notícia, você se coloca no lugar da vítima (que sofreu uma das piores violências físicas e psicológicas existentes) ou no lugar de quem assistiu? Naturalmente troquei os gêneros: a violência real aconteceu com uma mulher.
Quantas violências eu sofro só por ser mulher?
IMG_0008
Na infância, fui impedida de ser escoteira pois isso não era coisa de menina. Fui estuprada aos oito anos. (Eu e pelo menos dois terços das mulheres que conheço e que você conhece sofreram um estupro e provavelmente não contaram para ninguém.) Sofri a pré-adolescência inteira por não me comportar como moça. Por não ter peitos. Por não ter cabelos longos e lisos. Desde sempre tive minha sexualidade reprimida pela família, pela sociedade, pela mídia. Qualquer coisa que eu pisasse na bola seria motivo para ser chamada de vadia. Num dos primeiros empregos, escutei que mulheres não trabalham tão bem porque são muito emocionais e têm TPM. Em um outro emprego, minha chefe disse que meu cabelo estava feio e pagou salão para eu ir fazer escova e ficar mais apresentável pros clientes. Decidi que não quero ser escrava da depilação e sou olhada diariamente com nojo quando ando de shorts ou blusinha sem mangas. Já usei muita maquiagem, só porque a televisão e os outdoors mostram mulheres maquiadas, e portanto é muito comum nos sentirmos feias de cara limpa. Você, homem, sabe o que é maquiagem? Tem um produto para deixar a pele homogêna, um pra disfarçar olheiras, outro para disfarçar manchas, outro para deixar a bochecha corada, outro para destacar a sobrancelha, outro para destacar os cílios, outro para colorir as pálpebras, outro para colorir os lábios. Quantas vezes você passou tantos produtos na sua cara só porque seu chefe ou seu primeiro encontro vai te achar feio de cara limpa? Quando estou no metrô preciso procurar um cantinho seguro para evitar que alguém fique se roçando em mim. Você faz isso? Quando vou em reuniões de família, me perguntam por que estou tão magra, e o que fiz com o cabelo e quem estou namorando. Para o meu primo, perguntam o que ele está estudando e no que está trabalhando. Na televisão, 90% das propagandas me denigrem. Quase nenhum filme me representa ou passa no teste de Bechdel. Todas as mulheres são mostradas com roupas sexy, mesmo as super heroínas que deveriam estar usando uma roupa confortável para a batalha. As revistas me ensinam que o meu objetivo na cama é agradar o meu homem. Enquanto você, menino, comparava o seu pau com o dos amiguinhos, eu, menina, era ensinada que se masturbar é muito feio e que se eu usar uma saia curta não estou me dando o respeito. Quanto tempo demorei para me desfazer da repressão sexual e virar uma mulher que adora transar? Quanto tempo demorei para me soltar na cama e conseguir gozar, enquanto várias das minhas colegas continuam se preocupando se o parceiro está vendo a celulite ou a dobrinha da cintura e, por isso, não conseguem chegar ao gozo? Quanto tempo demorei para conseguir olhar para um pau e transar de luz acesa? Quantas vezes escutei, no trânsito, um “tinha que ser mulher”? Quantas vezes você fechou alguém e escutou “tinha que ser homem”? Tudo isso para, no fim do dia, ir jantar no restaurante e não receber a conta quando ela foi pedida pois há cinco mil anos sou considerada incapaz. E tudo isso, porra, para escutar que estou exagerando e que não existe mais machismo.
Isso é um resumo muito pequeno do que eu sofro ou corro o risco de sofrer todo dia. Eu, mulher branca, hetero, classe média. A negra sofre mais que eu. A pobre sofre mais que eu. A oriental sofre mais que eu. Mas todas nós sofremos do mesmo mal: nenhum país do mundo trata suas mulheres tão bem quanto seus homens. Nenhum. Nem a Suécia, nem a Holanda, nem a Islândia! Em todo o mundo “civilizado” sofremos violência, temos menos acesso à educação, ao trabalho ou à política.
Em todo o mundo, somos ainda as irmãs de Shakespeare.
* * *
E você, leitor homem? Quando é abordado de forma hostil por um estranho na rua, pensa “por favor, não leve meu celular” ou “por favor, não me estupre”?
IMG_0006
Fotos: autorretratos por Claudia Regina.

segunda-feira, 6 de maio de 2013

Tem alguns dias que levantar da cama parece a tarefa mais difícil de ser executada. Hoje eu tô assim… Cansada, sabe? Cansada da minha própria companhia, dos meus pensamentos que ás vezes pesam muito mais do que a cabeça aguenta.
Mas o dia chama, a responsabilidade me sacode. E lá vou eu… lavar o rosto e me colocar de pé. Não tem saída, com o tempo a gente acaba aprendendo a suportar as bordoadas que a vida nos dá.
“O imprevisto acontece e alguém te encontra. E te reecontra. Te reinventa. Te reencanta.
Te recomeça.”
(Gabito Nunes)

domingo, 5 de maio de 2013

“Não se preocupe com as pessoas do seu passado… há uma razão para que elas não façam parte do seu futuro.”
“Não me prendo a nada que me defina. Serei o que você quiser, mas só quando eu quiser.”
(Clarice Lispector)
“Talvez eu seja apenas mais um talvez, tentando ser certeza. Tentando ser para sempre, e parando sempre pela metade.”
(Caio Fernando Abreu)

sábado, 4 de maio de 2013

"...Como é incômodo estar diante de uma pessoa com quem se trocou emoção intensa e depois cruzar e dizer apenas: tudo bem?..." Caio F. Abreu

terça-feira, 23 de abril de 2013

quarta-feira, 27 de março de 2013

Um estudo australiano afirmou que o Facebook alimenta a necessidade de auto-promoção de usuários com característica mais narcisista e extrovertida. Ao mesmo tempo, são os solitários que gastam mais tempo na rede social, como uma forma de interagirem com o mundo. Receber um comentário em um post estimula a auto-estima e também pode aliviar uma solidão. As pessoas esperam ler o quanto ficaram bonitas na nova foto do perfil, como é lindo o lugar em que passaram as férias, ou como elas possuem bom gosto musical.
Porém, na era do imediatismo provido pela mobilidade, cria-se uma angústia e ansiedade por feedbacks – estes que vem em forma de ‘likes’ e comentários. Muito mais que um narcisismo, é a carência e a necessidade de pertencimento. Números que vão crescendo. Refresh. Mais likes. A quantidade torna-se maior que a qualidade, como pequenas manifestações de interesse que tentam preencher algum vazio. Tudo é quantificável.

domingo, 24 de março de 2013

Para manter o amor vivo, marido de 91 anos lê diário para mulher com amnésia
O inglês Jack Potter não quer que sua esposa Phyllis esqueça o amor que os une há mais de 70 anos. Sabendo que Phyllis sofre de demência e falta de memória, o homem visita todos os dias a casa de repouso na cidade de Rochester, Inglaterra, e lê para ela o diário que guarda desde o dia em que se conheceram.
O inglês, de 91 anos, disse ao jornal Daily Mail Online que lembra exatamente do momento em que os dois se cruzaram, num baile. Foi em 1941 (casaram em 1943) e no diário escreveu: “Foi uma noite muito agradável. Dancei com uma garota muito legal. Espero encontrá-la novamente”.
Esses e outros momentos, como o casamento, as férias, as fotografias e todos os momentos partilhados a dois, estão nesse diário que Jack faz questão de ler para sua esposa demente. Apesar de debilitada, Phyllis se esforça para abraçar o marido. Eles festejaram 70 anos de casamento.







Imagens por Casey Gutteridge e Andy Payton/SWNS

Tudo Que Vai

Capital Inicial

Hoje é o dia
E eu quase posso tocar o silêncio
A casa vazia.
Só as coisas que você não quis
Me fazem companhia
Eu fico à vontade com a sua ausência
Eu já me acostumei a esquecer
Tudo que vai
Deixa o gosto, deixa as fotos
Quanto tempo faz
Deixa os dedos, deixa a memória
Eu nem me lembro
Salas e quartos
Somem sem deixar vestígio
Seu rosto em pedaços
Misturado com o que não sobrou
Do que eu sentia
Eu lembro dos filmes que eu nunca vi
Passando sem parar em algum lugar.
Tudo que vai
Deixa o gosto, deixa as fotos
Quanto tempo faz
Deixa os dedos, deixa a memória
Eu nem me lembro mais
Fica o gosto, ficam as fotos
Quanto tempo faz
Ficam os dedos, fica a memória
Eu nem me lembro mais
Quanto tempo, eu já nem sei mais o que é meu
Nem quando, nem onde
Tudo que vai
Deixa o gosto, deixa as fotos
Quanto tempo faz
Deixa os dedos, deixa a memória
Eu nem me lembro mais
Fica o gosto, ficam as fotos
Quanto tempo faz
Ficam os dedos, fica a memória
Eu nem me lembro mais
Eu nem me lembro mais...(4x)

domingo, 3 de março de 2013

Antes de você eu não sorria para as janelas do ônibus, relembrando qualquer coisa meio boba e só nossa. E quando digo só nossa, é porque não compartilhei com mais ninguém, porque nenhuma outra pessoa do mundo entenderia o brilho disso tudo. Não dedicava meu tempo a mais ninguém, porque não havia ninguém que me deixasse disposta a atravessar os dias com um sorriso de orelha a orelha.

(Clarissa M. Lamega)

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Eu escolheria você.
Se me dessem um último pedido,
eu escolheria você.
Se a vida acabasse hoje ou daqui mil anos,
eu escolheria você.

(Tati Bernardi)
Escreve. Seja uma carta, um diário ou umas notas enquanto falas ao telefone, mas escreve. Procura desnudar a tua alma por escrito, ainda que ninguém leia; ou, o que é pior, que alguém acabe lendo o que não querias. O simples acto de escrever ajuda-nos a organizar o pensamento e a ver com mais clareza o que nos rodeia. Um papel e uma caneta fazem milagres, curam dores, consolidam sonhos, levam e trazem a esperança perdida. As palavras têm poder.
(Paulo Coelho)
“A saudade é a nossa alma dizendo para onde ela quer voltar.”

(Rubem Alves)

Dias tristes, vontade de fazer nada, só dormir. Dormir porque o mundo dos sonhos é melhor, porque meus desejos valem de algo, dormir porque não há tormentos enquanto sonho, e eu posso tornar tudo realidade.
(Caio Fernando Abreu)

Tem dez minutos que acordei e já gostei de você um milhão de vezes hoje. "

— Tati Bernardi

sábado, 16 de fevereiro de 2013

'Quando o mistério é muito impressionante, a gente não ousa desobedecer.'

- Le Petit Prince

domingo, 10 de fevereiro de 2013

http://25.media.tumblr.com/07143f93dd95091c66808822560ac28b/tumblr_mhevws0tJN1qcsdtvo1_500.gifhttp://25.media.tumblr.com/07143f93dd95091c66808822560ac28b/tumblr_mhevws0tJN1qcsdtvo1_500.gif
Estarei com você quando estiver cansada
e se sentindo pequena.
Quando houver lágrimas nos teus olhos,
eu enxugarei todas elas.
Eu estarei ao seu lado
quando os tempos ficarem difíceis
e os amigos não puderem ser encontrados.
Como uma ponte sobre águas turbulentas, eu me estenderei.


“Minha avó dizia: para ser feliz, a gente não precisa sair do lugar, a gente tem que ser o lugar.”

(Fabrício Carpinejar)


segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

1º dia da dieta
ansieda de 0 a 10 = 5

Manhã:Cenoura com limão e adoçante;

Almoço:Arroz integral e salada a vontade com carne de sertão e gordura :(

Tarde: Cenoura com limão sem adoçante e uvas

Café: Café preto com adoçante + pão com queijo ricota e uma fatia de  blanquet e presunto gordo :(

Mais tarde: ou uma barra de cereal ou gelatina ou uvas ...
Nada lhe posso dar que já não exista em você mesmo. Não posso abrir-lhe outro mundo de imagens, além daquele que há em sua própria alma. Nada lhe posso dar a não ser a oportunidade, o impulso, a chave. Eu o ajudarei a tornar visível o seu próprio mundo, e isso é tudo.  Hermann Hesse

quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

“Não importa onde você parou ou em que momento da vida você cansou. Recomeçar é dar uma nova chance a si mesmo. É renovar as esperanças. E eu pergunto: sofreu muito nesse período? Foi a dor do aprendizado. Chorou muito? Foi a limpeza da alma. Ficou com raiva das pessoas? Foi para perdoá-las. Acreditou que tudo estava perdido? Era o início da tua melhora.”
Carlos Drummond de Andrade


“Até que a morte nos separe é muito pouco pra mim. Preciso de você por mais de uma vida.” 
 Fabrício Carpinejar
 
 Quem tem saudade não está sozinho
tem o carinho da recordação
por isso quando estou mais isolado
estou bem acompanhado com você no coração
Céu - Frevo de saudade


“Quando eu ligo, é porque estou sentindo sua falta. Quando eu não ligo, é porque estou esperando você sentir a minha.”
Clarice Lispector

“Não se concentre tanto nas minhas variações de humor, apenas insista em mim. Se eu calar, me encha de palavras, me faça querer dizer outra e outra vez sobre você, sobre nós, e todo esse amor. Se eu chorar, não me faça muitas perguntas, não precisa nem secar minhas lágrimas. Só me diz que você continuará comigo pra tudo, que tenho teu colo e teu carinho. E ainda que te doa me ver assim, me envolva nos teus braços e diga que eu posso chorar, mas que você não sairá dali enquanto eu não sorrir. Porque é isso que nos importa, não é? O sorriso um do outro. Não é?”
Caio Fernando Abreu

“O amor, quando acaba, parece que ele nunca existiu. Você olha pra pessoa e ela vira uma mosca, assim, na sua frente. Aí você fala “Pô, eu quase me matei por uma porcaria dessa ai.” Sabe? O nosso amor a gente inventa, você se apaixona por uma imagem, não pelo o que a pessoa é mesmo.”
Cazuza




segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Do filme Cloud Altas (A Viagem).. filmaço:

"Ontem, minha vida estava apontada em uma direção,
E hoje, está apontada para outra.
Acho que ontem, nunca teria feito o que fiz hoje.
Estas forças, que sempre refazem o tempo e o espaço
Podem moldar ou alterar quem imaginamos ser,
Que começam antes de nascermos, e continuam após nossa morte.
As nossas vidas e as nossas escolhas,
Como trajetórias de quantum,
São compreendidas momento a momento,
E cada ponto de intersecção, cada encontro,
Sugere uma nova e potencial direção."

quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Um homem disse a Buda:
"Eu quero felicidade."

Buda respondeu:
"Primeiro retire 'eu'. Este é o único obstáculo.
Depois retire 'quero', porque é o desejo que lhe impede de ver o que já está aqui.

E repara, agora só tens felicidade.

Agora vá e viva sua natureza."

sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Muitos me perguntam: o que fazem as pessoas depois de aposentadas? Bom, eu tenho a sorte de ser graduado em engenharia química e uma das coisas que mais me agrada fazer é transformar cervejas, vinhos e outras bebidas alcoólicas em urina. E estou indo muito bem!

segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

‘‘Minha vó , minha querida vó... mesmo que a sua carne apodreça, em todas as direções do meu Cosmo, eu juro que o seu espírito.. viverá para sempre com tanto orgulho quanto vivia assim como você o leva agora através da morte... com a ilusão dos campos floridos...’’ (Abel)
  •  Labiata das flores...amor infinito.Feliz aniversário,parabéns vó por sua eterna existência.
     
     
     
     
     Se há muito sofrimento, também há sempre alegria e vice-versa. Até estas lindas flores algum dia irão murchar e todas as coisas vivas deste mundo não param nem por um momento. Estão sempre se movendo e mudando, esse é o maior prazer existente, a vida das pessoas é igual.

    Mas, se a morte certa espera por todos, não é a tristeza que deveria controlar a vida de todos? Enquanto se vive, não importa quantas vezes tente se alivar do sofrimento, ou quantas vezes buscam por amor e alegria e, a morte sempre acaba com tudo. Se é assim, para que um homem nasce? Não podemos fingir que não existe a morte, completa e eterna.

    Apenas não se esqueça de uma coisa:

    A morte não é o fim de tudo, a morte é o passo que leva à vida seguinte. A morte não é algo definitivo. No passado todos aqueles que nasceram neste mundo, mas foram chamados de santos, todos puderam superar a morte, se entender isso se tornará o homem mais perto de Deus.

    As flores nascem e depois murcham... as estrelas brilham, mas algum dia se extinguem.... comparado com isso, a vida do homem não é nada mais do que um simples piscar de olhos, um breve momento. Nesse pouco tempo, as pessoas nascem, riem, choram, lutam, são feridas, sentem alegria, tristeza, odeiam alguém, amam alguém.

    Tudo isso em um só momento.



    Shaka de virgem